Especialização em Fisioterapia Dermato-funcional

· 3 min read
Especialização em Fisioterapia Dermato-funcional

Para isso, certifique-se de contar com um profissional especializado na área da fisioterapia estética que possa te indicar o tratamento ideal e garantir um bom cuidado com a sua pele. A pele é o maior órgão do corpo humano e, portanto, necessita de alguns cuidados e tratamentos para garantir a saúde e aparência de toda a pele. A Fisioterapia Dermatofuncional pode auxiliar na manutenção do resultado cirúrgico, através de associações de recursos e técnicas que contribuem para que o resultado obtido através da cirurgia plástica seja duradouro. Entretanto, o fisioterapeuta não substitui o dermatologista — o trabalho é feito em conjunto com este e profissionais de outras áreas, como nutricionistas, professores e consultores de educação física, endocrinologistas, angiologistas e cirurgiões plásticos.

O que o fisioterapeuta Dermato-funcional pode fazer

Além disso, o estudante pode optar, após a conclusão do curso, pelo ingresso na pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional, desenvolvendo as técnicas de cuidados estéticos da derme.  inipe fisioterapia dermatofuncional  atua no tratamento de doenças dermatológicas, como psoríase e dermatite atópica, e no tratamento de problemas de estética corporal, como celulite, flacidez, estrias e gordura localizada. Ao final do curso, o profissional estará capacitado para atuar em consultórios estéticos, clínicas de estética, institutos de beleza e em empresas de produtos cosméticos.

Onde O Profissional De Fisioterapia Dermatofuncional Pode Trabalhar?

O curso de fisioterapia é na modalidade de bacharelado e costuma levar de 04 a 05 anos para sua conclusão. O curso possui em sua grade curricular, disciplinas que transitam entre as mais teóricas e outras mais práticas. O profissional formado em fisioterapia e que deseja atuar no segmento de estética, deve se especializar por meio de uma pós-graduação, por exemplo. Não há profissional que recupere o sistema tegumentar (pele)  se não o fisioterapeuta. Além de indicar e executar os procedimentos com segurança, ele é capaz de identificar distúrbios metabólicos, dermatológicos e endócrinos do organismo.

  • Entretanto, o fisioterapeuta não substitui o dermatologista — o trabalho é feito em conjunto com este e profissionais de outras áreas, como nutricionistas, professores e consultores de educação física, endocrinologistas, angiologistas e cirurgiões plásticos.
  • A maioria das faculdades de fisioterapia possuem em sua grade curricular a disciplina de Fisioterapia Dermatofuncional.
  • O mercado da Estética apresenta um bom desenvolvimento e tem criado cada vez mais técnicas inovadoras.
  • No entanto, não há formulas mágicas e sim técnicas e cosméticos capazes de melhorar o aspecto da pele, diminuir a insatisfação com aquelas gordurinhas localizadas, tratar a flacidez facial e também amenizar e conter o fibro edema gelóide, a famosa celulite.

O primeiro passo é avaliar os indicadores de qualidade do local em que você pretende estudar. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um bom exemplo, pois entrega uma média do desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação que uma instituição de ensino oferece. Trabalhar na área da Saúde significa contribuir para a melhora do bem-estar das pessoas. Afinal, é possível colaborar na  promoção da autoestima, que se relaciona diretamente com a saúde mental e emocional dos pacientes.

Diversas Áreas De Trabalho

Além do incômodo estético, a celulite pode causar diversos problemas funcionais como dores e inchaços na região, então, o fisioterapeuta atuará com procedimentos diversos para o tratamento em questão. 6º) O último Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), ocorrido em Rio de Janeiro/RJ em 2022, contou com a presença de diversas associações científicas e autarquias regionais, além do COFFITO. Nessa ocasião, o evento, que é a maior vitrine da profissão no país, ofertou em sua programação oficial a ministração de um minicurso de aplicação de toxina botulínica por fisioterapeutas. Manter uma rotina de cuidados com a pele e realizar uma limpeza de pele profunda é importante para manter a saúde e aparência da pele. Essa técnica também pode ser aplicada em outras regiões do corpo, como colo e costas.

O que o fisioterapeuta Dermato-funcional pode fazer